Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
· Inscrições: 13/05 até 27/05 do ano de 2013.
· O Enem é utilizado no Sistema de Seleção Unificada – Sisu, que conta com mais de 100 universidades em todo o Brasil.
· O valor da inscrição é R$ 35,00 e deverá ser pago somente no Banco do Brasil, o prazo final para pagamento da taxa é 29 de maio. Caso o candidato não pagar até esse dia, a inscrição será cancelada.
· A isenção de inscrição será concedida a estudantes com renda mensal per capta de até 1 salário mínimo e meio.
· Ficam isentos da taxa os estudantes que cursaram o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.
· Também é possível pedir a isenção mediante declaração de carência, feito pelo participante ("declarar ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica")
· A inscrição será realizada exclusivamente via Internet, a partir das 10h do dia 13 de maio, no endereço eletrônico http://www.enem2013.org/
A prova:
· As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro de 2013 (sábado e domingo)
· O exame tem uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha.
· No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos.
· No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação com duração de cinco horas e 30 minutos.
Veja quais são as áreas de conhecimento cobradas:
Áreas de Conhecimento
|
Componentes Curriculares
|
Ciências Humanas e suas Tecnologias
|
História, Geografia, Filosofia e Sociologia
|
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
|
Química, Física e Biologia
|
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
|
Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
|
Matemática e suas Tecnologias
|
Matemática
|
· Nos dois dias, será obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto.
Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, horário oficial de Brasília. O MEC recomenda que todos os participantes cheguem ao local até às 12h. Não serão aceitos retardatários.
Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, horário oficial de Brasília. O MEC recomenda que todos os participantes cheguem ao local até às 12h. Não serão aceitos retardatários.
· Os locais de provas serão informados no cartão de confirmação da inscrição e no site do Enem.
A redação:
· Os avaliadores têm a função de atribuir uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências abaixo, totalizando 1.000 pontos:
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
· Quais as razões para se atribuir nota 0 (zero) a uma redação?
A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a seguir:
1. fuga total ao tema;
2. não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3. texto com até 7 (sete) linhas;
4. impropérios (É uma "palavra imprópria", quer dizer que alguém usou um palavrão ou frases inteiras para expressar sua opinião agressiva contra alguém ou algo), desenhos ou outras formas propositais de anulação;
5. desrespeito aos direitos humanos (desconsideração da Competência 5); e folha de redação em branco, mesmo que tenha sido escrita no rascunho.
· IMPORTANTE: O título é um elemento opcional na produção da sua redação.
SISU (Sistema de Seleção Unificada):
· É um programa que consiste na oferta de bolsas de estudos em cursos de graduação em inúmeras instituições públicas de ensino (estaduais ou federais), em que o preenchimento da vaga se dá por meio da realização do Exame Nacional de Ensino Médio – Enem.
· Quem pode participar?
As bolsas oferecidas pelo SISU são destinadas para toda a população brasileira, necessitando apenas que tenham realizado o Enem no ano anterior ao da inscrição.
· O funcionamento do SISU se baseia em apenas uma fase que segue da seguinte maneira, o candidato se inscreve informando os dados que serão solicitados, após a inscrição o candidato tem direito a duas opções de cursos: ampla concorrência e políticas afirmativas (afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.).
· A UDESC aderiu o Sisu, e o vestibular de verão/2014 já estará valendo.
· A UFSC também possui vagas para o Sisu.
ProUni (Programa Universidade para Todos)
· Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.
· Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem.
· Quem pode participar?
Estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar, por pessoa, de até 1 salário mínimo e meio (bolsas de 100%) ou até três salários mínimos (bolsas de 50%).
Estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar, por pessoa, de até 1 salário mínimo e meio (bolsas de 100%) ou até três salários mínimos (bolsas de 50%).
· A Facvest e a Uniplac possuem vagas para bolsistas do ProUni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário