quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Filtro dos Sonhos



Os alunos do Ensino Médio Inovador na modalidade de cultura – Artesanato. Eles produziram o Filtro dos Sonhos, focados no projeto de Sustentabilidade da Escola, eles aproveitaram as linhas e bijuterias em desuso, para confecção do objeto.



Um pouco da história do Filtro dos Sonhos

Muita gente ver falar e umas pessoas até tem em sua própria casa, porém muitas vezes elas se quer sabem o o verdadeiro significado do Filtro dos Sonhos, também conhecido por Apanhador de Sonhos ou Teia dos Sonhos. E é por isso que estamos aqui, para explicar melhor, sobre esse amuleto contando toda sua história cheia de tradição, espiritualidade, lendas e sonhos.

Bom vamos lá, o Filtro dos Sonhos é um amuleto indígena, que consiste em um aro construído com uma vara de salgueiro-chorão, ao qual são atrelados e pendurados vários fios, formando uma sorte de teia de aranha, propositalmente irregular em sua forma, segurando algumas poucas penas e/ou outros pequenos objetos de significância pessoal especial. O Filtro dos Sonhos, também pode ter outros nomes como apanhadores de sonhos, caçadores de sonhos ou espanta pesadelos (em inglês dreamcatcher).


A Lenda.

Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que um velho índio ao fazer uma busca da visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada. A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas.


No Xamanismo

Evoca-se a essência espiritual da aranha para compreender melhor a "teia da vida", para evocar a criatividade e a imaginação. Inspira a visão e o poder para trazer nossos sonhos até a realidade. Para se obter independência e coragem, para rompermos com armadilhas que criamos, sejam emocionais ou espirituais. Para rompermos a teia da ilusão, construirmos novos sonhos, para sonharmos mais, para tecermos nossa própria vida.

Representa o círculo da vida. As rodas, ou círculos, representam a totalidade. O círculo é o símbolo do Sol, do Céu e da Eternidade. No simbolismo ancestral o círculo é o símbolo do espaço infinito, sem começo e sem fim. Qualquer que seja a representação simbólica em qualquer era e em qualquer cultura, um círculo de poder, serve como um espelho, onde podemos ver o reflexo do universo e o grande tudo, que contém a totalidade, trabalhando para o entendimento dos mistérios da vida, do cosmos, e das leis naturais. A teia e a pena.

Os fios da teia, que são ligados ao círculo, podem ser tecidos em 7 pontos (7 profecias) 8 pontos (8 pernas da aranha = oito direções sagradas ), 13 pontos (13 Luas), variando de acordo com cada tradição e intenção. Pode ser colocada uma pena no centro, simbolizando a respiração, o elemento ar, e em alguns é colocado uma pedra/cristal. Tudo o que é colocado possui um significado. O Centro da Teia
Corresponde ao Grande Mistério, o Criador, a Força que abrange o Universo inteiro.

Coloque seu filtro de forma ritualística. Isso é o que diferencia um adorno de um instrumento de poder. Purifique antes o ambiente, o próprio filtro, e coloque sua intenção. Faça sua própria cerimônia. Peça proteção para o lar, família, pensamentos.

Créditos do texto: www.xamanismo.com.br

  

  





   







Nenhum comentário:

Postar um comentário