Nesta Segunda
e Terça-feira, (dias 12 e 13 de maio) os
professores estarão reunidos para o conselho de classe, que uma discussão coletiva onde são apontadas as
dificuldades dos alunos, professores e instituição de ensino na busca por
melhorias.
O
Conselho de Classe é uma oportunidade de reunir os professores com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem dos alunos e o processo de ensino. Seu
objetivo é favorecer uma avaliação mais
completa do estudante e do próprio trabalho docente,
proporcionando um espaço de reflexão sobre o trabalho que está sendo realizado
e possibilitando a tomada de decisão para um novo fazer pedagógico, favorecendo
mudanças para estratégias mais adequadas à aprendizagem de cada turma e/ou
aluno.
No Conselho de Classe, mais do que decidir se os
alunos serão aprovados ou não, objetiva-se encontrar os pontos de dificuldade
tanto dos alunos quanto da própria instituição de ensino na figura de seus
professores e organização escolar.
O Conselho de Classe, enquanto instrumento de avaliação, requer que os alunos estejam
sendo constantemente observados pelos professores e demais especialistas que
compõem os profissionais da instituição de ensino. Para isso, a avaliação deve
ser cotidiana, pois todo o dia, toda a semana, até o final do semestre ou ano,
cada aluno deve estar sendo percebido pelos professores que trabalham com ele.
Ao observar, diagnosticar e registrar, saberes estão sendo extraídos sobre cada
aluno de forma a enquadrá-lo dentro de uma determinada categoria de
desenvolvimento que define alvos a serem alcançados por todos.
A equipe pedagógica deve ter em mente os alvos
educacionais a serem desenvolvidos e avaliados no processo de aprendizagem dos
alunos. Esses alvos devem abranger atitudes de participação, respeito e
responsabilidade; construção de conhecimento e apreensão de conteúdos e
conceitos; e formação do caráter e
da cidadania.
Nesta prática avaliativa, cada aluno deve ser visto
individualmente, em suas singularidades de comportamentos, aprendizagens e
histórias particulares.
O Conselho de Classe, para cumprir sua função, exige
dos professores um olhar cotidiano detalhado sobre cada indivíduo para que,
durante a reunião, possam contar, explicar, lembrar e definir, a partir daquilo
que observaram e obtiveram como informação sobre a aprendizagem, o
desenvolvimento e a história de vida de cada aluno, assim como o tipo de
progressão adequada para cada um deles.
• Conhecer o nível de desempenho inicial do aluno
(constatação da realidade);
• Analisar o progresso do aluno comparando seu nível
inicial de desempenho com o nível atual, considerando o que é essencial e
importante de ser aprendido e desenvolvido ao longo do processo educativo
(qualificação da aprendizagem);
• Tomar decisões que possibilitem atingir os
resultados esperados.
Fundamental é ter consciência de que só se pode
avaliar o que foi ensinado e que a evolução do aluno, seu progresso entre o
nível inicial e atual, é o que importa.
Desta forma, é necessário que enquanto os alunos têm
seu desenvolvimento avaliado, os professores também reflitam sobre a
necessidade de reformular as práticas educativas a fim de levar sugestões para
somar às reflexões que serão realizadas durante o Conselho de Classe.
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