sábado, 31 de maio de 2014

Projeto Sustentabilidade da Escola - Visita à Fiat


Os alunos do Ensino Médio Inovador e nesta sexta-feira dia 30 tiveram a oportunidade de conhecer a concessionaria FIAT de Lages, para observar o Projeto de Sustentabilidade desta empresa.

Retiramos do site:  http://www.fiat.com.br/sustentabilidade/meio-ambiente.html as ações que esta empresa aplica protegendo o meio ambiente, segue abaixo:


MEIO AMBIENTE

A Fiat Automóveis estabelece e aplica o Sistema de Gestão Ambiental e de Energia, de acordo com as normas ISO 14001 e ISO 50001, alinhado aos princípios de sua Política Ambiental e Energética, listados abaixo:
  • Proteger o meio ambiente, preservar a biodiversidade e combater as mudanças climáticas através do uso eficiente de energia e dos recursos naturais.
  • Garantir a melhoria contínua do Sistema de Gestão e do Desempenho Ambiental e Energético, evitando os impactos de suas atividades que possam gerar poluição.
  • Garantir o cumprimento das legislações aplicáveis e outros requisitos subscritos pela organização que se relacionem a seus aspectos ambientais, eficiência energética, uso e consumo de energia.
  • Assegurar a formação dos empregados, a fim de desenvolver uma consciência ambiental e energética correta.
  • Garantir a disponibilidade de informações adequadas, bem como recursos econômicos e específicos, para alcançar e revisar periodicamente os objetivos e metas.
  • Otimizar o uso das matérias primas nos processos de produção.
  • Apoiar o processo de concepção e compra de produtos e serviços para a melhoria do desempenho energético.
  • Gerenciar os resíduos promovendo ações de reciclagem, redução da geração e incentivo à recuperação.
  • Promover a redução do consumo de água, incentivando ações de reúso e reciclagem.
  • Promover a conscientização dos fornecedores, particularmente aqueles que trabalham dentro do complexo Fiat, com adoção de procedimentos operacionais alinhados, de acordo com os princípios desta Política Ambiental e Energética.
Com as mãos no presente e os olhos no futuro, a Fiat vem conquistando resultados cada vez mais expressivos, que chancelam a qualidade crescente dos processos que integram o Sistema de Gestão Ambiental e de Energia. 

ATERRO ZERO

A Fiat Automóveis foi a primeira fábrica do setor automotivo do país a destinar 100% dos resíduos que gera para a reciclagem e a reutilização, eliminando o envio para aterros. A meta foi alcançada em 2011 como resultado do projeto Aterro Zero, que faz parte da política ambiental da empresa, focada na prevenção dos impactos, uso racional dos recursos naturais, investimento em tecnologias e treinamento contínuo dos empregados.
Para que a meta do Aterro Zero seja diariamente alcançada, todos os empregados participam com ações fundamentadas na hierarquia da pirâmide dos 5Rs: Recuse, Reduza, Reutilize, Recicle e Recupere. Por meio dos 5Rs, a Fiat busca, primeiramente, eliminar e reduzir a geração de resíduos nos processos e termina por reaproveitar, reciclar e recuperar os materiais.
O trabalho da equipe ambiental da Fiat também é intenso na análise dos resíduos e no desenvolvimento de estudos para ampliar, cada vez, os índices de reciclagem e reaproveitamento. Na busca por soluções inovadoras, fomos pioneiros no setor na implantação de um sistema para a reciclagem de isopor, que reduz em 50 vezes o volume do material.
Na Ilha Ecológica, o isopor é processado e transformado em matéria-prima para produção de materiais plásticos, como canetas e capas de CDs. Como resultado dessa tecnologia, a Fiat deixou de fazer cerca de nove mil viagens de caminhão para a destinação e tratamento correto desse resíduo, desde 1998.

RECÍRCULO DE ÁGUA

A Fiat Automóveis recircula 99% da água que utiliza nos processos produtivos. O Complexo de Tratamento de Efluentes Líquidos da fábrica em Betim está em atividade desde 1998 e foi modernizado em 2010.
A utilização dos sistemas de Membranas (MBR) e Osmose Reversa proporcionou o avanço tecnológico que resultou na melhoria qualitativa, propiciando o aumento do volume de água recirculada de 92% para 99%, em 2010. Na prática, significa a quase eliminação da captação da água potável da rede pública para o uso industrial e uma economia que corresponde, em valores, ao abastecimento de uma cidade de 30 mil habitantes.
Diariamente, a Fiat monitora os parâmetros do efluente tratado em um laboratório próprio, acreditado de acordo com as normas da ISO 17025, que faz o controle de todo o processo de tratamento para verificar sua eficiência e qualidade.

Agradecemos a concessionaria FIAT de Lages pela oportunidade da visita e desta troca de informações, muitas delas não são conhecidas por grande parte da população local.
E que esta atividade possa servir de exemplo aos alunos com o cuidado com nosso meio ambiente.
Fica a dica do 5Rs: 


Recuse, Reduza, Reutilize, Recicle e Recupere.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Jescão - Futsal Feminino É CAMPEÃO!!!!


Dia 28 de maio as meninas do futsal feminino da Escola estiveram na final do JESCÃO na fase municipal, contra a equipe do CEDUP Renato Ramos.


Conquistaram o Primeiro Lugar nesta competição, agora irão se preparar para a fase micro regional no mês de Julho.
As meninas foram orientadas pelo Prof. Marlon Beretta.

E a torcida do Centrão estava junto, motivando as meninas!!

Parabéns a toda a equipe!!!

Agora foco para fase micro regional!


O JESC tem o objetivo de Fomentar a prática do esporte nas instituições de ensino;
Promover o intercâmbio esportivo, educacional e cultural entre seus promotores, organizadores e participantes;
Dar continuidade ao processo pedagógico vivenciando nas escolas, principalmente durante as aulas de educação física;
Garantir o conhecimento do esporte de modo a possibilitar maior oportunidade de acesso à
prática do esporte escolar aos alunos-atletas;
Desenvolver os princípios de coeducação, emancipação, integração, participação, regionalismo e totalidade;
Situar a escola, também como centro esportivo, cultural e de lazer, tornando-a corresponsável pela formação completa do cidadão e da sociedade. 




O Dia do Desafio



O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela TAFISA (The Association For International Sport for All) - entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. Trata-se de uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.



Você se mexe e o mundo mexe junto!

Nossa Escola não poderia ficar de fora dessa!

O departamento de Educação Física organizou atividades de livre escolha dos alunos, entre elas,futsal, voleibol, futebol, tênis de mesa e dança!!!
Galera se mexeu, aqueceu e movimentou!!!!

Abaixo fotos das atividades:


domingo, 25 de maio de 2014

Peça Teatral dos alunos do 3ª° Inovador

Peça Teatral dos alunos do 3ª° Inovador, retratando as diferenças culturais entre duas cidades: Lages/SC e Curitiba/PR.

A peça teatral faz parte da devolutiva que os alunos alunos do Ensino Médio Inovador 2014, realizaram nesta quinta-feira dia 22 de maio, sobre a viagem à Curitiba.

A peça foi escrita  e produzida pelos alunos, orientados pelas Professoras Alexsandra Pereira Melo (história) e Maria Conceição da Silva (língua portuguesa e literatura).


quinta-feira, 22 de maio de 2014

Devolutiva da Viagem à Curitiba

Os alunos do Ensino Médio Inovador, realizaram nesta quinta-feira dia 22 de maio, a devolutiva com apresentação de trabalhos sobre a viagem à Curitiba.
Cada turma estava responsável por um tema.

A forma de apresentação era de livre escolha da turma.



APRESENTAÇÃO FICOU NESTA ORDEM:
de manhã
10:25 1° ANO 1 = ÓPERA DE ARAME e CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS
11:15 1° ANO 2 = MUSEU OSCAR NIEMEYER e EXPOSIÇÕES NO MUSEU
a tarde:
13:30 3° ANO 1 = COLONIZAÇÃO e HISTÓRIA DA CIDADE
14:15 1° ANO 3 = PERCURSO, PARQUES e TRANSPORTE
15:00 2° ANO 1 = QUESTÕES AMBIENTAIS, ZOOLÓGICO e JARDIM BOTÂNICO

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Contação de História


Contar histórias é uma atividade que ocupa a imaginação humana há milhares de anos. Gente de todos os lugares conta histórias para divertir, ensinar, relembrar ou apenas passar o tempo. As pessoas começaram a contar histórias muito antes de a escrita ter sido inventada. 
As histórias de hoje também são escritas em livros de ficção e representadas em filmes, em programas de televisão, em quadrinhos e em jogos. Mesmo assim, todos os povos do mundo mantêm a tradição de contar histórias oralmente.

O grupo de contadoras de História de Lages, via SESC Lages, realizaram a oficina de Contação de História em toda a Escola. 

   


      

   


   


   


   



Oficina de Origami

O SESC de Lages realizou no dia 19 de maio a Oficina de Origami na Escola com os alunos do Ensino Médio Inovador.
A mediadora da oficina, a Professora Lariany Burda, ensinou a técnica do Origam quei é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. 
Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil grous de origami (Tsuru, "grou") teria um pedido realizado - crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da bomba atômica.

Abaixo as fotos dos alunos aprendendo a realizar as dobras para criar o CISNE, CORAÇÃO E TSURU.


   


   


   


   


   

Oficina Guia de Leitura com Gelson Bini


O SESC de Lages realizou no dia 19 de maio a Oficina Guia de Leitura na Escola com os alunos do Ensino Médio Inovador.

O objetivo principal desse projeto-ação é fomentar e aprimorar o gosto pela leitura e o conhecimento da literatura em mediadores de leitura. Através do projeto Guia de Leitura será possível divulgar a literatura, (dos clássicos aos contemporâneos), mas principalmente formar mediadores de leitura e leitores autônomos capazes de interpretar os textos de formas diferenciadas, ou seja, formar leitores capazes de releituras do mundo. Aprender a ler o mundo a partir dos textos apresentados pelo guia.

Gelson Bini trabalha como livreiro divulgador há 10 anos e há 1ano ajudou a implantar o projeto Guia de Leitura na Biblioteca do SESC de Jaraguá do Sul, atendendo mais de 2.000 alunos das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino. Em abril de 2010, o Guia de Leitura passou a atender também na biblioteca do SESC de Joinville. Mediador de leitura, conduz debates literários há mais de 10 anos. Idealizou e assessorou vários projetos de mediação e incentivo à leitura, dentre eles: Círculo de Leitura de Jaraguá do Sul (2005 – 2009), Fórum Literário de Jaraguá do Sul (2006 – 2009) e Guia de Leitura, projeto realizado pelo SESC Santa Catarina desde 2010. Participou de vários eventos literários, atuando como mediador de debates para grandes nomes da literatura e da música nacional.





sábado, 17 de maio de 2014

Homenagem as Mães


Dia 17 de maio (sábado) os alunos da Escola realizaram Homenagem as Mães.
Carinhosamente preparada pelos alunos e toda equipe de professores, orientadoras, assessoras e direção.





Mãe, exemplo de mulher

Mãe, você é um exemplo de mulher: conselheira, amiga, companheira, exemplo de amor e persistência. Por isso é mais que merecido que exista um dia para te homenagear.
Quero aproveitar esse segundo domingo de maio para lembrar que eu te amo, e sobretudo, agradecer a Deus por ter me colocado em seu ventre. Obrigada por estar ao meu lado quando preciso chorar e por me fazer sorrir logo em seguida.
Você é a prova de que amor incondicional existe. Desculpe as minhas falhas e aceite as minhas palavras como celebração deste dia. Feliz Dia das Mães!

quarta-feira, 14 de maio de 2014

12ª Semana Nacional de Museus

Museus: as coleções criam conexões.


A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.
O tema norteador dos eventos é o proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). 

Nesse ano, a sua 12ª edição ocorrerá entre os dias 12 e 18 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema Museus: as coleções criam conexões.


Abaixo, imagens do grupo que visitou o Museu Malinverni Filho na quarta-feira dia 14/05



semana do museu 2014 - Video Maker

Abaixo, imagens do grupo que visitou o Museu Malinverni Filho na quinta-feira dia 15/05


segunda-feira, 12 de maio de 2014

Conselho de Classe

Nesta Segunda e Terça-feira, (dias 12  e 13 de maio) os professores estarão reunidos para o conselho de classe, que uma  discussão coletiva onde são apontadas as dificuldades dos alunos, professores e instituição de ensino na busca por melhorias.
O Conselho de Classe é uma oportunidade de reunir os professores com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem dos alunos e o processo de ensino. Seu objetivo é favorecer uma avaliação mais completa do estudante e do próprio trabalho docente, proporcionando um espaço de reflexão sobre o trabalho que está sendo realizado e possibilitando a tomada de decisão para um novo fazer pedagógico, favorecendo mudanças para estratégias mais adequadas à aprendizagem de cada turma e/ou aluno.


No Conselho de Classe, mais do que decidir se os alunos serão aprovados ou não, objetiva-se encontrar os pontos de dificuldade tanto dos alunos quanto da própria instituição de ensino na figura de seus professores e organização escolar.

O Conselho de Classe, enquanto instrumento de avaliação, requer que os alunos estejam sendo constantemente observados pelos professores e demais especialistas que compõem os profissionais da instituição de ensino. Para isso, a avaliação deve ser cotidiana, pois todo o dia, toda a semana, até o final do semestre ou ano, cada aluno deve estar sendo percebido pelos professores que trabalham com ele. Ao observar, diagnosticar e registrar, saberes estão sendo extraídos sobre cada aluno de forma a enquadrá-lo dentro de uma determinada categoria de desenvolvimento que define alvos a serem alcançados por todos.

A equipe pedagógica deve ter em mente os alvos educacionais a serem desenvolvidos e avaliados no processo de aprendizagem dos alunos. Esses alvos devem abranger atitudes de participação, respeito e responsabilidade; construção de conhecimento e apreensão de conteúdos e conceitos; e formação do caráter e da cidadania.
Nesta prática avaliativa, cada aluno deve ser visto individualmente, em suas singularidades de comportamentos, aprendizagens e histórias particulares.


O Conselho de Classe, para cumprir sua função, exige dos professores um olhar cotidiano detalhado sobre cada indivíduo para que, durante a reunião, possam contar, explicar, lembrar e definir, a partir daquilo que observaram e obtiveram como informação sobre a aprendizagem, o desenvolvimento e a história de vida de cada aluno, assim como o tipo de progressão adequada para cada um deles.


A equipe pedagógica tem mente que o processo de avaliar possui, basicamente, três passos:
• Conhecer o nível de desempenho inicial do aluno (constatação da realidade);
• Analisar o progresso do aluno comparando seu nível inicial de desempenho com o nível atual, considerando o que é essencial e importante de ser aprendido e desenvolvido ao longo do processo educativo (qualificação da aprendizagem);
• Tomar decisões que possibilitem atingir os resultados esperados.
Fundamental é ter consciência de que só se pode avaliar o que foi ensinado e que a evolução do aluno, seu progresso entre o nível inicial e atual, é o que importa.

Desta forma, é necessário que enquanto os alunos têm seu desenvolvimento avaliado, os professores também reflitam sobre a necessidade de reformular as práticas educativas a fim de levar sugestões para somar às reflexões que serão realizadas durante o Conselho de Classe.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Que profissão seguir?

Escolher qual carreira seguir pode ser um dos principais desafios que um jovem tem durante o seu Ensino Médio. Nessa importante hora, algumas perguntas simples sobre si mesmo e sobre onde quer chegar podem auxiliá-lo a escolher qual profissão seguir. 

Pensando nessa ideia, Orientação de Leitura programou com os alunos do 3ªº do Ensino Médio Inovador, estiveram um bate papo na quarta-feira, dia 07 de maio com a Psicóloga a Dra. Cristina Arruda, para trocar ideias sobre quais suas afinidades, talentos e anseios, para escolha de uma profissão.

Um dos momentos mais complicados da vida de um adolescente é a escolha da profissão. Há quem queira seguir a carreira dos pais, mas outros têm gostos e sonhos diferentes e sentem a necessidade de trilhar outros caminhos.

Os pais não devem pressionar, mas podem contribuir falando sobre os ganhos e perdas de suas escolhas, apoiando os filhos, compreendendo o estresse típico da fase. E o jovem deve levar em conta seus interesses e facilidades na hora de escolher a profissão. É mais fácil e prazeroso trabalhar com o que se gosta, mas nem sempre sabemos o que gostamos. Às vezes precisamos experimentar primeiro, levando em consideração que toda e qualquer carreira, quer gostemos ou não, tem seus prós e contras.

   

   


Para ajudar quem ainda está indeciso, o College Board, organização não-governamental americana que tem a missão de conectar estudantes à universidades de ponta, preparou uma lista de perguntas simples, mas efetivas na hora de tomar a grande decisão.
Confira:
1. Que coisas você faz bem?
Pense sobre os talentos que você já sabe que tem, e pergunte para os amigos e familiares em o que eles acham que você é bom. Você pode se surpreender com o que eles dizem.
2. O que te desafia?
As coisas que desafiam você podem ser oportunidades para o seu aperfeiçoamento e avanço em direção a seus objetivos – e eles podem sugerir áreas de estudo e de trabalho que irá mantê-lo interessado por muito tempo no futuro.
3. O que você gosta de fazer para se divertir?
Pense sobre as razões pelas quais você se diverte com as suas atividades favoritas, o que elas têm em comum e os pontos fortes que elas dizem sobre você.
4. Quem você admira?
As pessoas que você admira – sejam elas celebridades, figuras históricas ou pessoas que você conhece pessoalmente – podem dizer algo sobre quem você é e o que você valoriza. Pense sobre o que você gosta neles e se vale a pena correr atrás dessas qualidades.
5. O que você sempre quis experimentar?
Existe algo que você sempre quis fazer? Considere as suas razões para querer fazer isso – e por que ainda não fez ainda. Por que você acha isso excitante? O que você espera conseguir com isso?
6. De que conquista você mais se orgulha?
A sua resposta para essa pergunta pode não ter nada a ver com uma nota 100,00 no boletim ou com um troféu que você já ganhou. Pode ser que a conquista que você mais se orgulha seja aquele dia em que você ajudou alguém e fez a diferença. Refletir sobre estes pontos pode te ajudar a entender o que é mais importante para você.
7. Qual é a sua matéria favorita?
Não se limite às questões que são mais fáceis para você. Pense em quais matérias você gosta de estudar por horas e horas. Se pergunte: o que há nesse assunto que mantém o meu interesse?
8. O que você lê em seu tempo livre?
Preste atenção nos tipos de histórias que você acompanha nos noticiários, livros e sites favoritos – elas podem te ajudar a descobrir pelo o que você tem realmente curiosidade.
9. Se você pudesse fazer qualquer trabalho por um dia, qual seria?
Pense em quais carreiras você gostaria de experimentar. O que elas tem que você acha tão legal? O que você mudaria para que elas fossem mais adequadas?
10. Quando criança, o que você queria ser quando se tornasse adulto?
Mesmo que seus sonhos de infância pareçam bobagem agora, lembrar deles pode te mostrar o que sempre foi importante para você.
fonte: http://www.estudarfora.org.br/10-dicas-para-ajudar-a-escolher-sua-profissao-no-exterior-ou-nao/
Alguns sites de testes vocacionais:
http://www.ligadonafacul.com.br/quiz/2-descubra_a_profissao_que_e_a_sua_cara.html
http://www.guiadacarreira.com.br/teste-vocacional/
http://vestibular.uol.com.br/album/2013/02/27/qual-profissao-voce-pretende-seguir.htm