sexta-feira, 26 de setembro de 2014

VIII Feira Regional de Ciências e Tecnologia


Dia 26 de setembro, alunos da Escola apresentaram na Feira Regional de Ciências e Tecnologia, o Projeto Educação para a Sustentabilidade, orientados pela Professora Eleani Bettanin Conte.

O Projeto teve início em 2012, com os alunos do Ensino Médio Integral, e hoje abrange a escola toda; Séries Iniciais, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Médio Inovador e Magistério.
O projeto surgiu na necessidade e observância em que numa sociedade capitalista em que o consumo exagerado é o que predomina, como desenvolver nos alunos, atitudes sustentáveis e conscientes na tentativa de reduzir e prevenir os efeitos nocivos causados ao planeta?

Através desse projeto busca-se, de forma interdisciplinar, levar o aluno através do conhecimento a refletir, entender e mudar seu comportamento no que diz respeito à Sustentabilidade, bem como perceber a importância do convívio harmônico com o meio em que vivem.

Para alçar os objetivos, foi elaborado projeto contínuo, que consiste em atividades de conscientização na comunidade escolar, sendo estas; separa,ão do lixo reciclável e uso do lixo orgânico na horta da escola.

E dentro deste projeto ocorre atividades paralelas focando o reaproveitamento destes materiais separados para serem utilizados nas oficinas, estas são; oficina de customização de roupas, construção de brinquedos, fabricação de pufes, produção de jogos, cenário e figurinos de peças teatrais. Outra atividade de grande importância é a Maratona do Conhecimento, focada na Sustentabilidade, onde pode-se testar o conhecimento dos alunos em vista dos conteúdos aplicados, aperfeiçoando e aliando a prática com a teoria.

Na feira, também esteve exposto os  Jogos Virtuais, onde os alunos do Ensino Médio Inovador na disciplina de Informática, orientados pela Professora Ariane Zancan, programaram jogos focados no projeto de Sustentabilidade. Ao todo foram apresentados 05 (cinco) jogos sendo eles; Labirinto, Fundo do Mar, Separação do Lixo, Cata Lixo, História sobre Preservação, estes jogos  podem ser acessados por todos através deste link :  http://scratch.mit.edu/users/EnsinoMedioInovador/


Festival de Teatro - Fetel 2014

Durante o Festival de Teatro (Fetel), Lages se transformou em um celeiro da arte e da cultura, com apresentações em praças públicas, escolas e teatros. A 35ª edição do festival, um dos mais tradicionais do Sul do país, com participação de companhias de renome nacional, teve sua abertura oficial na segunda-feira (22), às 20h30min, no Marajoara, prosseguindo até o sábado dia 27.


Mostra paralela
A Fundação Cultural de Lages abriu uma seleção pública para prestigiar todos os trabalhos de teatro que acontecem nas escolas. Alguns serão apresentados no Teatro de Bolso do Serviço Social do Comércio (Sesc). A mostra paralela conta com apoio logístico e mobilização da comunidade pelos órgãos públicos. “Será uma oportunidade ímpar para a sociedade ver o que acontece no âmbito do teatro estudantil da própria cidade e valorizar esses grupos para que no futuro possam se transformem em atores, atrizes e diretores com espetáculos mais aprimorados e possam participar da mostra oficial”.

fonte : http://www.lages.sc.gov.br/novo/noticias/4608


Os alunos do Teatro do Inovador apresentaram a peça "Alerta do Planeta Terra", orientados pela Professora Rute Netto, na segunda-feira dia 22 no SESC, fazendo parte da programação do Fetel ; Teatro de Bolso, e teve a presença dos alunos CAIC Irmã Dulce que assistiram o espetáculo dos nossos alunos.



Na Quarta-feira os alunos realizaram uma oficina com o Grupo Súbita Companhia de Teatro de Curitiba /PR , este grupo apresentou-se na nesta noite a peça: EXTRAORDINÁRIO COTIDIANO.
Durante a oficina atores e alunos trocaram idéias, vivências. Momento bastante proveitoso, onde eles puderam tirar suas dúvidas e terem novas idéias para suas peças teatrais. 

   

   

   


   

   

   

 

   

E na quinta-feira o grupo de teatro da Escola, foi assistir a peça de teatro no Marajoara, a peça : SACY PERERÊ da Cia de Teatro Lumbra de Porto Alegre / RS.

   

   

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Tempo de decomposição - Pesquisa de Química

Tempo (aproximado) de decomposição de materiais 

A tabela de tempo de decomposição de materiais é um poderoso instrumento de sensibilização que, invariavelmente, faz as pessoas pensarem na sua responsabilidade individual com relação ao lixo. Há porém, muita variação da informação . Isso se deve ao fato de que o tempo de decomposição deverá variar de acordo com as condições do solo ou ambiente em que os materiais foram descartados. De qualquer maneira esses dados são incontestes no que se refere ao fato de que o lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira e devemos portanto verificar todas as possibilidades de reintroduzi-lo na cadeia produtiva da reciclagem ou de aumentar o seu ciclo de vida.

Pensando nisso, os alunos realizaram uma pesquisa na disciplina e Química, onde deveriam buscar  informações sobre o tempo de decomposição dos lixos mais vistos na Escola.
Após a pesquisa os alunos expuseram em cartazes explicando o tempo de decomposição do lixo que jogamos todos os dias nas lixeiras de nossa Escola, assim observando o tempo de decomposição e  analisando se este lixo for destinado à um lugar correto ele pode ser RECICLÁVEL , poluindo menos nossos ambiente.

Abaixo cartazes das pesquisas obtidas pelos alunos: 

1º ano 1



1º ano 3








2º ano 1






terça-feira, 16 de setembro de 2014

Palestra sobre a Revolução Farroupilha



No dia 16 de setembro os alunos da Escola estiveram reunidos no auditório, para ouvir a sobre a Revolução Farroupilha e participação de Lages.


A Revolução Farroupilha em Solo Catarinense - A Participação de Lages na Revolução

Mais de mil pessoas participaram do evento patrocinado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Lages, que aconteceu em três sessões, no auditório do Antigo Colégio Vidal Ramos Junior nesta última terça feira como parte dos eventos da Semana Farroupilha.

O tema dissertado pelo historiador e escritor Cláudio Silveira, abordou a participação de Lages no movimento Farroupilha e a adesão oficial de Lages a República Rio-grandense. O Historiador esclareceu que Lages aderiu a Revolução Farroupilha em 09 de março de 1838 mas em 10 de março de 1839 foi realizada uma grande concentração de pessoas no município na região central para a adesão oficial.

Nesta reunião foram lidos manifestos das principais autoridades do município de Lages em apoio oficial a Revolução. Chamou a atenção do publico presente quando Cláudio Silveira leu e interpretou uma carta do General Bento Gonçalves dirigida aos lageanos.

Embora não foi proclamada uma República Lageana, mas sim a adesão de Lages a República Rio-grandense, Lages entrou no movimento um ano e meio antes de Laguna. Em 15 de junho de 1839, uma coluna de mais de cem homens, lageanos, montados a cavalo chefiados pelo coronel Serafim Muniz de Moura, desceram a Serra para ajudar na tomada de Laguna, na Província de Santa Catarina, com a liderança de Giuseppe Garibaldi, Anita e de Canabarro, vindos do Sul.

Laguna foi tomada em 22 de Julho de 1839 e em 29 de julho do mesmo ano foi proclamada a República Catarinense. O palestrante destacou que nunca existiu de fato uma República Juliana. Oficialmente, em todos os documentos preservados consta “República Catarinense”. O que existiu é citado nas assinaturas das cartas de Luighi Rosseti é uma referencia de “Cidade Juliana de Laguna”, por ter sido tomada no mês de Julho.

Lages resistiu em prol dos ideais farroupilhas, mesmo depois da capitulação de Laguna diante dos Imperiais, até o inicio de 1841. Nos campos de Lages que se estendiam até Curitibanos, Campos Novos e mais, foram mortos de 1838 a 1841 cerca 1000 combatentes, incluídos homens das forças Imperiais e das forças Farroupilhas.

fonte: http://www.historiacatarina.com.br/noticias.php