sábado, 19 de julho de 2014

Eles leem para ampliar o senso crítico




Os alunos Jonatan Machado e Ana Reche do 1º ano 2 do Ensino Médio Inovador em matéria do jornal Correio Lageano. Confiram.

Lages, 19 e 20/07/2014, Correio Lageano, por Begair Godóy


Na transição da infância para a adolescência, a garotada tem vontade de descobrir o mundo. E a leitura é um dos passaportes. Ana Reche, de 14 anos, e Jonatan Machado, de 15 anos, são prova disso. Eles usam a Biblioteca Pública de Lages pelo menos uma vez por semana.


Ana se interessa por livros relacionados a aventuras, um pouco de romance, guerras e épocas medievais, enquanto Jonatan ama os de aventura. Na cabeceira deles pode-se encontrar diferentes gêneros. Jonatan lê poesias e tem todas as de Ferreira Gullar, contos de terror de Arthur Conan Doyle, Biblioteca de Ouro da Literatura Universal de Charles Dickens, O Corvo e suas traduções de Edgar Allan Poe. A garota está lendo Rangers – Ordem dos Arqueiros, Terra do gelo, de John Flanagan.


Os estudantes do primeiro ano do ensino médio do Centro Educacional moram a cinco quilômetros da biblioteca, e disseram que encontram motivação para este hábito “na vontade de conhecer novos horizontes”.


Ana diz que vai à biblioteca principalmente quando é convidada e ainda não escolheu o que fazer no curso superior, mas dá uma pista. “Pode ser na área da biologia ou gastronomia”, diz a menina que gosta de vôlei.


Jonatan busca o espaço também para jogar xadrez e arruma tempo para praticar futsal e tênis de mesa. Mas não decidiu qual profissão irá seguir. “Gosto de viajar e dormir”, diz ele lembrando que aprecia o lazer. Aninha adora ficar em casa, ver filmes, jogar, sair com os amigos e passar um tempo com as pessoas que gosta.



fonte: http://www.clmais.com.br/informacao/75238/eles-leem-para-ampliar-o-senso-cr%C3%ADtico

sexta-feira, 18 de julho de 2014

A Festa de São João

A Festa de São João, hoje conhecida como “a mais brasileira das festas”, não nasceu em solo nacional. Sua origem remonta às celebrações pagãs, anteriores ao Cristianismo, realizadas no solstício de verão – 21 de junho, no Hemisfério Norte – em que se comemorava a colheita. “Com a expansão do Império Romano e a consequente disseminação do Cristianismo, as celebrações pagãs foram revestidas pelo manto da Igreja Católica, tornando-se festas de santos. A de São João foi uma delas”, explica Maria Celeste Mira, antropóloga da PUC-SP, especializada em cultura popular.
Trazida ao Brasil pela Corte portuguesa, a Festa de São João, que na Península Ibérica tinha e ainda tem um caráter mais devocional, sofreu um processo de aclimatação. Ganhou elementos simbólicos, que lhe deram um ar dramatúrgico. A quadrilha é um exemplo. “Derivada da dança da nobreza cortesã francesa – há referências disso na quadrilha, como as expressões anarriê, anavantu -, ela não existe nas festas de São João em outros lugares do mundo”, afirma Edson Farias, sociólogo da Universidade de Brasília (UnB). O mesmo acontece com o casamento caipira, que reforça a ideia de regionalidade. “Marcadamente, há uma cena tradicional nordestina: o pai é uma espécie de coronel, o noivo é um caipira, roceiro, sertanejo, mas também é um malandro; a noiva representa a virgem, e o pároco remete à figura do Padim Ciço”, explica Farias. Os folguedos, segundo ele, servem para integrar a população, que, em vez de ocupar uma posição passiva, de espectadora, participa, fazendo a festa.

                                                                         fonte:http://www.revistabrasileiros.com.br/2011/07/01/a-origem-da-festa-de-sao-joao/#.U85pjONdUrU


segunda-feira, 14 de julho de 2014

Atividade de Artes - Figura Humana

Os alunos dos 1º anos do Ensino Médio Inovador, realizaram atividades na disciplina de Artes sobre Figura Humana, orientados pela Professora Roseceli.
Desenharam dentro dos temas:  Arte Egípcia e tema livre retratado figura humana.
O resultado foi para exposição em nosso Mural.

Parabéns aos nossos Artistas!







domingo, 6 de julho de 2014

JESCÃO - Micro-regional

As meninas do futsal da Escola, neste final de semana estiveram participando do Micro-regional do JESCÃO, consagrando vice-campeãs!!!

Ao realizar eventos voltados ao ambiente escolar, a Fesporte contribui para dar vazão a estes talentos, e mais do que isso, reconhecer o esforço dos verdadeiros semeadores do esporte estudantil: os professores de Educação Física, sem os quais não seria possível chegar tão longe. 

Buscar a vitória, a vitória pessoal, mas sem deixar de aprender. Aprender a vencer, aprender a perder, aprender a respeitar o companheiro e o adversário. Conhecer outras realidades, viver intensamente cada momento nestes Jogos. 


PARABÉNS MENINAS E AO PROFESSOR MARLON BERETTA!!!


   

   


   

   


   

   

   

   


  


   


   

   

   


sexta-feira, 4 de julho de 2014

Bolão da Copa

No jogo Brasil X Colômbia, foi feita a brincadeira do bolão.
Atividade de Convivência, para dar palpite do jogo e socializar alunos do Inovador, professores e funcionários da escola.
O Bolão no valor de R$1,00.
Estava acumulado do jogo anterior de Brasil X Chile, pois ninguém acertou o resultado.

 Brasil 02 X 01 Colômbia
E os nossos vencedores foram:



Davi, Schaiane e Rosane do 3° ano 1

Ana Carolina e Zilda - funcionárias da Escola

Lucas Higert do 1° ano 2

Guilherme Xavier - Cantina Memei

Ana Luísa e Marcella 1° ano 3

Professores; Carla, Dirce e Thiago


Thainá 1° ano 3

Professora Iracema

PARABÉNS GALERA!!

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Mutirão da Tarefa


Os alunos do Ensino Médio Inovador, na quarta e quinta-feira ( dias 2 e 3 de julho) realizaram o "MUTIRÃO DA TAREFA", no horário da Convivência.
Reuniram-se para colocar as tarefas e trabalhos em dia. Puderam trocar idéias com colegas de outras turmas para sanarem suas dúvidas.
Estudaram paras as provas, aproveitaram também de pegar livros na nossa Biblioteca.

Foram dois dias dedicados aos estudos.

Os alunos foram orientados pelas professoras Raquel Sanches (orientação de convivência), Ariane Zancan (informática), Clarice Kuntz (orientação de leitura) e Grace Schemes (assessora de direção), e tiveram a visita durante esta atividade das professoras Dirce Mieko e Iracema, que auxiliaram com as atividades.