Os alunos Jonatan Machado e Ana Reche do 1º ano 2 do Ensino Médio Inovador em matéria do jornal Correio Lageano. Confiram.
Lages, 19 e 20/07/2014, Correio Lageano, por Begair Godóy
Na transição da infância para a adolescência, a garotada tem vontade de descobrir o mundo. E a leitura é um dos passaportes. Ana Reche, de 14 anos, e Jonatan Machado, de 15 anos, são prova disso. Eles usam a Biblioteca Pública de Lages pelo menos uma vez por semana.
Ana se interessa por livros relacionados a aventuras, um pouco de romance, guerras e épocas medievais, enquanto Jonatan ama os de aventura. Na cabeceira deles pode-se encontrar diferentes gêneros. Jonatan lê poesias e tem todas as de Ferreira Gullar, contos de terror de Arthur Conan Doyle, Biblioteca de Ouro da Literatura Universal de Charles Dickens, O Corvo e suas traduções de Edgar Allan Poe. A garota está lendo Rangers – Ordem dos Arqueiros, Terra do gelo, de John Flanagan.
Os estudantes do primeiro ano do ensino médio do Centro Educacional moram a cinco quilômetros da biblioteca, e disseram que encontram motivação para este hábito “na vontade de conhecer novos horizontes”.
Ana diz que vai à biblioteca principalmente quando é convidada e ainda não escolheu o que fazer no curso superior, mas dá uma pista. “Pode ser na área da biologia ou gastronomia”, diz a menina que gosta de vôlei.
Jonatan busca o espaço também para jogar xadrez e arruma tempo para praticar futsal e tênis de mesa. Mas não decidiu qual profissão irá seguir. “Gosto de viajar e dormir”, diz ele lembrando que aprecia o lazer. Aninha adora ficar em casa, ver filmes, jogar, sair com os amigos e passar um tempo com as pessoas que gosta.