terça-feira, 29 de abril de 2014

Visita ao SESC Lages

Os alunos do Ensino Médio Inovador estiveram realizando nos dias 23 e 25 de abril atividades no SESC Lages do setor de Cultura Coordenados pelos Técnicos Rudimar Cifuentes e Fernanda Hermes.

O primeiro grupo visitou a instituição na quarta-feira pelo período matutino, presenciando a contação de história, contada pelas Contadoras de História Marilda Wolff e Fernanda Hermes, e após participaram da oficina de Dobraduras de Papel / Origami com Lariany Burda.

O segundo grupo foi ao SESC e lá ouviram a história das "Almas Perdidas" contada pela Contadora de História Ellen, após assistiram o filme francês "Minhas Tardes com Margueritte", É a história de um daqueles improváveis encontros que podem mudar a sua vida: Germain, um cinqüentão quase analfabeto, e Marguerite, um velinha apaixonada por livros. Quarentas anos e muitos quilos os separam. Um dia, por acaso, Germain senta ao lado dela em um banco no parque. Ela recita em voz alta versos dando assim a ele a chance de descobrir a magia dos livros, que nunca fizeram parte da vida dele. Mas Marguerite está perdendo a visão e pelo carinho e afeto que foram criados dessa relação, Germain irá aprender para mostrar que pode ler para ela, quando ela não puder mais.

Saída de Campo faz parte do planejamento da Orientação de Leitura de Professora Cristine. 
Essa atividade teve apoio das professoras do Ensino Médio Inovador; Professoras Ariane, Carla Valéria, Cleomari e Raquel.

  

  

  

  

  

  

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Rosa dos Ventos

A Localização Relativa

Rosa-dos-Ventos é a base da localização relativa em Geografia. 
Ela indica-nos os pontos cardeais, colaterais e intermédios.



rosa dos ventos é uma imagem que representa os quatro sentidos fundamentais e seus intermediários. 
A utilização de rosas-dos-ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização com o balanço da embarcação, portanto os quatro pontos cardeais principais são os mais fáceis de ser notados: 
norte (0º de azimute cartográfico),
sul (180º), 
este ou leste (90º) e 
oeste (270º). 
Dependendo do tamanho da bússola pode caber mais quatro pontos que são chamados de pontos colaterais; 
nordeste (45º), 
sudeste (135º), 
noroeste (315º) e 
sudoeste (225º) 
E se o visor for maior ainda costumam incluir mais oito pontos, chamados pontos subcolaterais; 
nor-nordeste (22,5º), 
lés-nordeste (67,5º), 
lés-sudeste(112,5º), 
su-sudeste (157,5º), 
su-sudoeste (202,5º), 
oés-sudoeste (247,5º), 
oés-noroeste (292,5º) e 
nor-noroeste (337,5º).
Assim como os meridianos estão para os pólos da mesma forma todos os rumos estão para o observador.
Abaixo Prova na Rosa dos Ventos do Pátio da Escola
Orientados pela Professora Dirce Mieko






Egito Antigo

Há aproximadamente quatro mil anos antes de Cristo, o aprimoramento das técnicas de plantio e o desenvolvimento das atividades comerciais permitiram o surgimento de grandes civilizações em diferentes regiões do planeta. Europa, Ásia e África passaram a abrigar povos que buscaram nas proximidades de grandes rios e mananciais de água o conforto necessário para sua garantia de sobrevivência. Entre outras regiões, podemos citar o fértil Vale do Rio Nilo, lugar onde a civilização egípcia constituiu sua história.

Situado na porção nordeste do continente africano, o Egito integrava os limites do antigo Crescente Fértil. Ironicamente, boa parte dessa localidade é tomada por deserto de clima extremamente árido. Atualmente, as terras cultiváveis são controladas por um grupo de latifundiários que produzem algodão para suprir as demandas do mercado externo. Tal realidade está bem distante da diversificada e imponente potência agrícola que um dia foi o Egito no tempo dos faraós.

Com quase 6.700 quilômetros de extensão, o Rio Nilo foi chave fundamental para que essa imensa civilização fosse formada no continente africano. Por meio de um interessante sistema de cheias, os povos nômades que primeiramente chegaram àquela região puderam suportar as intempéries de um dos lugares de clima mais seco do planeta. Entre os meses de junho e outubro, a elevação das águas do Nilo cobria suas margens com um material orgânico (húmus) responsável pela fertilização das terras.

Toda essa benesse oferecida pelo meio ambiente acabou influenciando fortemente a constituição do pensamento religioso dos povos egípcios. Boa parte dos mitos e divindades egípcias tinha algum tipo de relação com a natureza. Muito provavelmente, influenciados pela observância dos ciclos naturais, os egípcios deram origem à crença na imortalidade, que os instigava a ter um cuidado especial com todos aqueles que faleciam.

Além de acreditar na forte influência que os deuses possuíam na organização da vida terrena, os egípcios também foram capazes de produzir conhecimento em diferentes áreas. Para ampliar a disponibilidade de terras cultiváveis, foram capazes de criar canais de irrigação e diques que potencializavam o uso das águas do Rio Nilo. Além disso, desenvolveram uma medicina própria que contava com a utilização de diversos remédios e, até mesmo, de cirurgias realizadas com o uso de anestesia.

Por contar com uma população bastante numerosa, os egípcios desenvolveram uma sociedade complexa dividida em várias camadas sociais. No topo dessa hierarquia estava o faraó, um deus encarnado que também era responsável pelas principais decisões políticas da civilização. Sem dúvida, uma breve investigação sobre os egípcios nos leva a crer que suas conquistas e mistérios quebram com aquela impressão arcaica que geralmente temos ao pensar nas populações da Antiguidade.  
Por Rainer Sousa
Mestre em História
fonte: http://www.brasilescola.com/historiag/egito.htm

Abaixo as fotos dos Trabalhos do 1° ano 1 sobre o 
Egito Antigo
Orientados pela Professora Alexsandra

  

   



   

   

   





quinta-feira, 17 de abril de 2014

Páscoa...

Páscoa... Ressurreição! 

A mudança... a transformação... o renascer! Que essa Páscoa não seja apenas o almoço em família, a brincadeira gostosa de esconder os ovos de chocolate e ver a alegria das crianças quando encontram... que não seja também a tristeza daqueles que vão estar sozinhos ou dos que não podem comemorar com festas e chocolates... ou daqueles que estão doentes e sem esperanças.

Que nesse dia todos tenham capacidade de entender o verdadeiro sentido da Páscoa.

Que seja renovado em cada um a fé, a esperança, a capacidade de recomeçar, de perdoar, de respeitar o próximo, de pelo menos se esforçar para viver em harmonia e equilíbrio.

Abaixo, dinâmica de Páscoa com os alunos do Ensino Médio Inovador

Páscoa Inovador 2014 - Video Maker
Páscoa... Ressurreição! 

Os alunos de toda a Escola estiveram nesta manhã, realizando uma atividade no auditório com o tema Páscoa.

O Pastor Marcos da Igreja Luterana, esteve com os alunos das Séries Iniciais em uma conversa sobre o real significado da Páscoa.
Em seguida os alunos foram contemplados com a apresentação da Turma de Teatro do Ensino Médio Inovador, coordenados pela professora Rute Netto. História da coelhinha cinza que foi escolhida para ser a Coelhinha da Páscoa, mas tinha uma missão a cumprir, saber o real significado da Páscoa, mas com ajuda de seu avó e amigos cumpriu sua missão.

Em seguida, os alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola, reuniram-se para uma palestra com o Sr. Marião, dinâmico, trouxe aos alunos uma conversa dobre responsabilidades, companheirismo, gratidão, disciplina, humildade, que não devemos ter somente na Páscoa, e sim propagar essas palavras com carinho e dedicação para a vida toda.

Ao final das atividades os alunos foram gratificados com muito carinho com ovos recheados de amendoim.
Esses ovos, foi uma atividade em que toda a Escola, alunos professores e funcionários estiveram comprometidos em resgatar o significados desta atividade tão antiga, que foi se perdendo pelo marketing dos ovos de chocolate.

Trouxeram as casquinhas, pintaram, decoraram, rechearam, isso traz a tona o resgate cultural que tem os ovos rechead
as, o
 ovo tornou-se símbolo da vida em razão da sua capacidade vitalícia. De dentro de uma casquinha tão frágil sai um ser vivo.
O importante é não esquecer que o ovo é símbolo da ressurreição de Cristo, que representa a vida e por isso faz parte da festa da páscoa.


Abaixo, fotos deste dia tão Especial

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Nossas escolhas, seus limites e repercussões

"Tudo que se faz no individual, reflete no coletivo".


Alunos do 1° ano 3 realizaram atividade de Sociologia, referente a frase acima, retirada do Sociólogo Nelson Dácio Tomazi.


Rescreveram  a frase, unindo com os símbolos da Reciclagem ou Olímpico.

Orientados pela Professora Sinara Gobbi












Saída de Campo - Curitiba /PR

Dia 11 de abril os alunos do Ensino Médio Inovador, estiveram na cidade de Curitiba/PR.

Com uma programação bastante extensa, e muito proveitosa.

Pela manhã visitaram o Jardim Botânico, realizaram um tour pelo centro histórico da cidade onde a guia Rosângela explicou todos os pontos e suas histórias, explicou também como funciona o transporte público da cidade. Pararam para conhecer a Ópera de Arame, Pedreira, Parque Tanguá, Parque Tingui.

Almoçaram em restaurante no centro da cidade.

E no período da tarde estiveram presentes no Museu Oscar Niemeyer - "Museu do Olho", onde puderam observar a grandiosidade do local e o talento extraordinário deste engenheiro tão conhecido em nosso país e fora dele.
Após a saída do Museu, continuando o tour pelos outros pontos das cidade, até o Zoológico que foi a ultima parada.
Com certeza deixou a vontade de conhecer melhor a cidade. Pena que o tempo de visita foi curto, mesmo assim muito grandioso e de valor educacional.

Fotos das Atividades no período da manhã.


Fotos das Atividades no período da tarde.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Banda Comunitária na Homenagem Cívica da Escola

A Banda Comunitária do 6° Batalhão da Polícia Militar de Lages, esteve presente na homenagem cívica da Escola.


A banda é ministrada pelo Maestro Gediel Kaleb, este profissional estará junto a Escola para formar a nossa Fanfarra. 

Vale aqui o convite aos alunos que tem interesse em participar da Fanfarra /Banda Marcial da Escola, procurar a Direção, para maores esclarecimentos.