sexta-feira, 14 de junho de 2013

Saída de Campo - Coxilha Rica - Grupo 3


GRUPO 3 - 
Alunos do Ensino Médio Inovador  estiveram presentes na Fazenda do Cajuru - Coxilha Rica, Lages/SC na data de 13 de junho,orientados pelos Professores Giovana, Cleodete, Luciana, Michele , Larissa, Bernardo, Pâmela, Roseceli e Ana Paula acompanhados também pela Glaci, da agência de turismo, em saída de campo do projeto "Região Serrana: ontem, hoje e perspectiva para amanhã"



Conhecimento, alegria e satisfação foi a sensação de todos os alunos e professores que participaram desta saída de campo proporcionou e deixou para todos um "gostinho de quero mais" !





 
ATÉ NOSSA PRÓXIMA SAÍDA DE ESTUDOS!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Saída de Campo - Coxilha Rica - Grupo 2


Alunos do Ensino Médio Inovador  GRUPO 2 na data de 12 de junho estiveram presentes na Fazenda do Cajuru - Coxilha Rica, Lages/SC, em saída de campo do projeto "Região Serrana: ontem, hoje e perspectiva para amanhã", orientados pelos Professores Giovana, Eleani, Sulamita, Fabiano e Cláudia, acompanhados também pela Glaci, da agência de turismo.


E com certeza a saída de campo também deixou para este grupo um "gostinho de quero mais" em todos!




E amanhã (13/06) Grupo 3 poderá aproveitar deste momento tão especial.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Saída de Campo - Coxilha Rica - Grupo 1


Alunos do Ensino Médio Inovador na data de 11 de junho estiveram presentes na Fazenda do Cajuru - Coxilha Rica, Lages/SC, em saída de campo do projeto "Região Serrana: ontem, hoje e perspectiva para amanhã", orientados pelas Professoras Giovana, Cleodete e Raquel, acompanhados também pela Glaci, da agência de turismo.

No primeiro momento os alunos foram orientados pela Prof. Giovana a presenciar construção residencial de data 1865. Era comum nesse século, construções em que  a casa eram erguidas em pedras e dividida em ambiente, pois antigamente não existia pousadas, onde os tropeiros pudessem passar a noite, então as casas das famílias locais eram construídas em dois espaços; uma seria ala da família e outra ala dos visitantes que ali ficavam de passagem. Quem nunca ouviu falar: "Ôôô de casa, tem pouso?"

Nesta edificação, existe um espaço, no porão, onde os escravos eram presos (a Senzala era um grande alojamento que se destinava à moradia dos escravos dos engenhos e das fazendas no Brasil).

Após conhecer os espaços da casa, os alunos fizeram um lanche e organizaram-se para próxima etapa programada
.
Segundo momento os alunos realizaram uma caminhada com destino ao cemitério da família que residiam ali. Na Fazenda, há um cemitério em seu território, era de costume na época as famílias construírem cemitérios familiares/particulares.

Retornando a casa, os alunos puderam degustar o almoço feito pelo pessoal da fazenda que os recepcionaram.

Os alunos realizaram uma trilha com a Prof Raquel, conhecendo um pouco mais do espaço e da natureza de beleza deslumbrante.
Também puderam cavalgar, para alguns tiveram essa oportunidade pela primeira vez.
Realizaram piquenique em grupos, onde cada um trouxe um "quitute" de casa.

E no final os alunos puderam pegar uma "carona" no trator do "Seu João" (nosso guia), homem carismático muito prestigiado e querido pelos alunos.


Essa saída de campo deixou um "gostinho de quero mais" em todos!


E amanhã (12/06) Grupo 2 poderá aproveitar deste momento tão especial.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

FÍSICA - Movimento retilíneo uniforme (MRU)

Movimento retilíneo uniforme (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais.
Obs: A velocidade instantânea refere-se a um determinado intervalo de tempo “t” considerado, definida matematicamente por; V=limΔt->0=Δs/Δt. Para o estudo da cinemática no ensino médio não é especialmente necessária sabermos a conceituação matemática de velocidade instantânea,uma vez que envolve limites assim como diferenciais que só são vistos na maioria das vezes no ensino superior em relação aos cursos de exatas. Basta sabermos o cálculo da velocidade média pois ambos são iguais como mencionado acima.

Função Horária que define o MRU

Inicialmente consideramos que para definirmos a velocidade de um móvel no MRU, basta “trabalharmos” com a principal fórmula que descreve este movimento, vejamos;
V=ΔS/ΔT
Onde;
Δs= variação de espaço ou descolamento
Δt= variação de tempo, ou intervalo de tempo
1)  Exemplo: Um carro encontra-se no Km 32 -em relação a uma determinada rodovia- ao mesmo tempo o condutor verifica seu relógio ao qual o mesmo marca 13h. Posteriormente seu veículo encontra-se no km 160, novamente o condutor verifica seu relógio que marca 14h:30min. O condutor, um amante da cinemática resolve calcular sua velocidade, considerando a mesma constante durante todo o percurso. Qual foi o valor da velocidade calculada?
Resolução: Primeiramente devemos identificar que o movimento é retilíneo uniforme, agora podemos aplicar a fórmula prática da velocidade no MRU.
V=ΔS/ΔT
ΔS=160 km-32 km=128 km
ΔT= 14,5h-13h=1,5h
Logo:
V=128 km/1,5h=85,3km/h
Agora vamos considerar que um móvel em MRU desloca-se de uma posição inicial so no instante to=0s(origem do tempo) até uma posição s num instante posterior denominado t com uma velocidade v. Vamos calcular a velocidade “v” desse móvel considerando o movimento retilíneo uniforme.
V=ΔS/ΔT
V=s-so/t-to
Como to=0s
V=s-so/t
“Isolando” s
S=so+vt
Pronto! Essa fórmula define a função horária do MRU.
2) Exemplo: Um determinado móvel esta se deslocando em uma trajetória retilínea segundo a função horária s=4+28t. Pede-se
  • a) Determinar seu espaço inicial (so).
  • b) A velocidade do móvel no instante t=2s.
  • c) O espaço do móvel no instante t=3s.
  • d)A variação de espaço nos 5 primeiros segundos.
Resolução
  • a)      Como ; S =so+vt e temos S=4 +28t , s0=4m
  • b)      Como o móvel esta em MRU sua velocidade é constante . Se s=so+vt e temos s=4+28t, v=28m/s
  • c)      S=4+28t ,para t=3s basta substituirmos, s=4+28.3=88m
  • d)      Basta acharmos S5. Pela função temos S5=4+28.5=144m
A variação é dada por: ΔS=s5-s0=144m-4m=140m

Movimento Progressivo e retrógrado

Devemos lembrar sempre que, só há movimento (deslocamento) se existir velocidade.
Movimento progressivo: quando o deslocamento do móvel segue a orientação positiva da trajetória retilínea orientada, ou seja, v>0.
3) Exemplo:
Dado a função horária do movimento retilíneo uniforme.
S=4+6t
O movimento é progressivo uma vez que 6 > 0




Movimento retrógrado:
 quando o deslocamento do móvel segue a orientação contrária da trajetória retilínea orientada, ou seja, v<0
4) Exemplo: A função s=6- 30t caracteriza-se um MRU retrógrado uma vez que -30<0.

domingo, 9 de junho de 2013

Viagem de Estudos - Coxilha Rica

Alunos do Ensino Médio Inovador, trazer assinado pelos pais e responsáveis a autorização de viagem de estudos para Coxilha Rica.


Entrevista no Recanto do Pinhão - Aracy Paim

Os alunos do Ensino Médio Inovador no dia 29 de maio, realizaram uma entrevista sobre a Festa do Pinhão, com a população e turistas que estavam prestigiando o Recanto Aracy Paym na praça João Costa. Nesta coleta de dados será realizado um estudo das respostas fornecidas e tabuladas nas aulas de Matemática e Informática e o resultado será entregue à Prefeitura Municipal de Lages, como forma de sugestões para a 26ª Festa do Pinhão de 2014. Os alunos participando para melhoria da Festa tão prestigiada na cidade.

terça-feira, 4 de junho de 2013

DIA DO DESAFIO

INOVADOR PARTICIPANDO
Do Dia do Desafio
Evento mundial que incentiva a prática regular de exercícios que foi realizado simultaneamente em 180 cidades de Santa Catarina

“Você se mexe e o mundo mexe junto” é o tema do Dia do Desafio, evento mundial que incentiva a prática regular de atividades físicas, realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Em Santa Catarina 180 cidadesaderiram ao movimento sob o comando de Unidades do Sesc, prefeituras municipais e diversas parcerias locais. A expectativa é mobilizar 1,9 milhão de pessoas em todo o estado. 

No dia 29 de maio, os catarinenses foram convidados a parar por pelos menos 15 minutos para praticar alguma atividade física. Valeu caminhar, pedalar, correr, brincar e até subir escadas. Em cada município, o Sesc e as prefeituras prepararam uma programação diferente para atrair e incentivar a participação do público.  Nesta data, pessoas de todas as idades participaram de uma competição amigável entre cidades tendo como foco a prática da atividade física. O município que conseguiu mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes foi o vencedor.

A premiação, porém, é apenas simbólica, como afirma a organização do evento: “A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário”. 

Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo Sesc/SP e organizado pelos departamentos regionais do Sesc em todo o país, em parceria com prefeituras municipais e diversos agentes mobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo Sesc/SP em 1995 (e em Santa Catarina em 1997 com envolvimento de 3 cidades).

Alunos do Inovador no Dia do Desafio
Os alunos do Ensino Médio Inovador, foram convidados a participar deste evento  em prol da atividade física regular. Os alunos realizaram uma caminhada, saindo da escola em direção a praça João Costa, e lá realizaram aula de dança e ginástica orientados pelos professores de Dança e Educação Física do SESC Lages.
Confira, abaixo,  as fotos ;)